top of page

Doces japoneses: faça uma viagem pelo sabor único

  • Foto do escritor: contato94407
    contato94407
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Ao pensar no Japão, é comum lembrar de tecnologia, animes e dos grandiosos templos milenares. 


A culinária também não passa batido, principalmente pelo sushi, sashimi e o famoso guioza, mas também não podemos deixar de lado os deliciosos e curiosos doces! 


Com muitos sabores, texturas e significados diferentes, eles são uma imersão cultural à parte para quem é um super curioso pela cultura japonesa. Quer saber mais? Leia aqui!


Doces japoneses: wagashi!


Uma das primeiras curiosidades que o leitor precisa saber é que os doces japoneses são chamados na língua nativa de wagashi! Esse termo significa literalmente “doces japoneses”.


Feitos, na maioria das vezes, com ingredientes naturais como feijão azuki, farinha de arroz, chá-verde e frutas, eles vão muito além do paladar: carregam história, visual criativo e conexão com a natureza.


Veja quais são os mais famosos e suas curiosidades abaixo:


Mochi




O mochi é um dos doces mais populares do Japão. Feito com arroz glutinoso batido até formar uma massa elástica, ele pode ser consumido puro ou recheado com anko, que é uma pasta de feijão doce. 


Sua textura é única - macia, pegajosa e levemente doce. Ele é tradicionalmente consumido no Ano Novo, mas o mochi também aparece em celebrações e festivais.


Uma curiosidade interessante é que existem cerimônias especiais chamadas mochitsuki, em que o mochi é preparado na hora com pilões de madeira. 


Dorayaki



O dorayaki consiste em dois discos macios, bem parecidos com pequenas panquecas, recheados com anko, aquela pastinha de feijão doce. É o doce preferido do personagem Doraemon, famoso personagem de mangá e anime muito querido pelos japoneses de todas as idades.


Apesar de simples, o dorayaki representa a união entre tradição e modernidade. Hoje, é possível encontrá-lo com recheios como creme, chocolate e até matchá, agradando a todos os paladares. 


Dango



O dango é formado por três ou quatro bolinhas de arroz no espeto, geralmente servidas com uma calda doce à base de shoyu chamada mitarashi. Ele é muito popular em festivais e representa uma comida de rua típica, prática de comer e muito deliciosa.


Cada estação do ano tem uma variação de dango, com cores e sabores diferentes. O mais tradicional deles é o hanami dango (rosa, branco e verde), geralmente visto durante o festival das cerejeiras. 


Ele é um doce com forte ligação à natureza e ao calendário japonês. Aqui no Brasil, você pode encontrá-lo em lojas de doces japoneses ou em festivais culturais, como o Matsuri.


Yokan



O yokan é um doce de textura firme, feito com pasta de feijão azuki, agar-agar (gelatina vegetal) e açúcar. É servido em fatias e tem um sabor mais discreto, geralmente servido com chá-verde.


É considerado um doce refinado, sendo muitas vezes presenteado em ocasiões formais. Sua aparência translúcida e o corte preciso do yokan representam a importância da estética na confeitaria japonesa.


Manju



O manju é um bolinho cozido no vapor ou assado, com uma casca fina de farinha de arroz ou trigo e recheio doce, que pode ser uma pasta de feijão ou castanha. 


Esse é um dos doces mais antigos do Japão e que ainda hoje é muito consumido em templos e eventos culturais de todo o mundo.


Muito além do paladar: um mergulho cultural!


Ao provar um wagashi, você vai além do sabor diferente para participar de toda uma história que envolve estética, respeito pelas estações e conexão com a cultura japonesa. 


Muitos doces são criados especialmente para refletir a primavera, o outono ou festivais específicos, conectando o alimento ao momento vivido.


Não deixe de experimentar essas delícias durante nossos tours OsakaDoko! São muitas as opções para testar seu paladar e criar novas memórias!


 
 
 

Comments


OsakaDoko_Icon_Whatsapp
bottom of page